Início
Projeto
História / Memória
Quem é quem
Fórum
Links
Espetáculos
Contato
 
 

Esta obra foi selecionada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet
 
 
 
 

 

 
:: Quem é quem » Atores» Leandro da Matta
« voltar
 
 
Comecei a ter aulas de Teatro com 11 anos de idade no Colégio São Vicente de Paulo em Niterói e não consegui parar de trabalhar até hoje. Creio que tenha sido lá que fui picado pela “mosca azul”.

Meu primeiro trabalho profissional foi “Cataplum, a viagem do balão azul” em 1989, onde, dirigido por Marcello Caridade, tive a oportunidade de trabalhar com atores de Niterói que eu conhecia e admirava como Ricardo Sanfer e Marco Razek (meu amigo e padrinho no Teatro).

Dirigido por Marcello Caridade participei de dezenas de produções como
“João e Maria - uma história brasileira”, “Os Três Médicos” , “Juiz de Paz na Roça”, “Os apuros da Vermelhinha” ,”O Caixeiro da Taverna” Também estive no elenco de musicais como “Uma Dama e um Vagabundo”,de Marcelo Saback, “Gasparzinho, o musical”, de Fabio Pilar, e “Sonho Dourado”, além de espetáculos como “A Pena e a Lei” de Ariano Suassuna e “Santa Joana” de Bernard Shaw – ambos dirigidos por Eduardo de Loyola. Também trabalhei com diversos diretores, entre eles Andre Paes Leme, Hamilton Vaz Pereira, Thierry Thremoroux, Roberto de Souza e Eduard Roessler do Grupo Papel Crepon.
Com o Papel Crepon faço desde 2004, a comédia “Anormalistas”. Texto de Maninha Cerrone e Marcello Caridade. Ainda em 2011 continuamos em cartaz.

Durante os últimos quatro anos, ao lado da atriz Fabiana Karla, estive em tourné com a comédia romântica “Balaio de Gatos” por mais de oitenta cidades no Brasil e nos Estados Unidos, sendo assistido por mais de 300.000 (trezentas mil) pessoas.

Professor de Teatro há 17 anos, hoje exerço a função no Ensino Fundamental da Escola Nossa em Pendotiba e na ONG Oficina do Parque, onde desenvolvo um trabalho de teatro, arte, educação e cidadania com crianças carentes, além de preparar atores para trabalhos em TV e Cinema.

No ano de 2010 fiz minha estréia como diretor profissional no musical infantil “A Princesa e a ervilha”, peça esta premiada no mesmo ano no Festival de Teatro de Rio das Ostras.
Hoje, como ator, diretor e produtor dentro do Grupo de Teatro A Chacrinha desenvolvo trabalhos em teatro e leituras dramatizadas. Junto ao grupo, participo de vários festivais de teatro no estado do Rio de Janeiro, tendo já recebido uma dezena de prêmios.