Início
Projeto
História / Memória
Quem é quem
Fórum
Links
Espetáculos
Contato
 
 

Esta obra foi selecionada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet
 
 
 
 

 

 
:: Quem é quem » Atores» Marcelo Mattos
« voltar
 
 

Fazer teatro em Niterói é muito prazeroso pois ainda existe um bom público que gosta de ir ao teatro e que se interessa pelo que acontece na cultura. Como Niterói tem muitos artistas, uma característica bem interessante é que o “teatro” é o seu próprio público em muitas das vezes.
Politicamente, em termos de cultura, deixa a desejar, e ainda há muito a se investir, como no caso do Teatro Popular, por exemplo, que é muito pouco utilizado por falta de estrutura, mesmo com a cidade tendo vários artistas e grupos que poderiam brilhantemente preencher a pauta durante o ano todo.

Os incentivos públicos não se destinam à grande maioria dos artistas e sim a uma pequena fatia privilegiada. Os grupos e companhias de Niterói têm uma característica interessante que é a de serem na sua maioria amadores. Amadores no bom sentido da palavra: grupos de artistas que trabalham muitas vezes por amor àquela arte, com baixo retorno financeiro e pouco investimento. Com isso, os grandes espetáculos vêm de fora da cidade e tomam o pouco espaço que temos nos nossos teatros.

Para mim, o teatro traz uma sensação de bem-estar com a mente e com o corpo, desde o inicio de cada trabalho. Ele nos permite sermos o que quisermos e nos oferece uma variedade imensa de conhecimento. Cada ensaio e cada construção de personagem é um aprendizado diferente.

O maior prazer que o teatro me oferece é a resposta imediata do público e a troca de experiências com o mais diverso tipo de pessoas. É uma sensação de êxtase poder estar em um palco e depois de algum tempo se torna viciante. Um vício que não causa danos.
Falar sobre teatro é complexo, pois cada dia de sua vida teatral é um capítulo com comédias, tragédias, absurdos, equívocos e improvisos, e talvez não saber como será o próximo capítulo desperte a curiosidade de continuar a escrever esse livro, mesmo que o próximo parágrafo demore a surgir.

Alguns dos meus principais trabalhos foram:
Cinderela” - 1998
O Soldadinho de Chumbo” 2002/2003
Peter Pan” – 2005/2006/2009
"Bela Adormecida” – 2009
Romeu & Julieta” – 2009
"Sangue, muito sangue" – 2009
Branca de Neve” - 2011