no
condicionamento corporal através de técnicas
físicas associadas à necessidade e estética
da movimentação cênica.
Sempre fui muito grato por ter à minha volta parceiros,
colaboradores e apoiadores como a Universidade Federal Fluminense,
através de seu Colégio de Aplicação
(Colégio Universitário Geraldo Reis); o Instituto
Vital Brazil, via Laboratório de Tecnologia Social-
LAPEVE; o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado
do Rio de Janeiro – SINEPE-RJ; a Aliança Francesa;
a Cultura Inglesa; o Instituto Germânico; o Sindicato
das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do
Rio de Janeiro – SETRERJ; a Letras e Línguas
–Assessoria Lingüística; a AURACOM- Assessoria
de Comunicação, entre outros.
No palco do Teatro João Caetano, produzi dois grandes
projetos: Quatro Estações – inspirada
nas obras de Villa Lobos e Monteiro Lobato, é produto
de um longo período de pesquisa e estudos sobre “Sensibilidade
e movimento” no Circo Voador e Floresta Brasileira –
e, ainda sob a inspiração de Lobos e Lobato,
“O Uirapuru”. No ginásio do Sesc/Rio de
Janeiro, com apoio da Prefeitura/Séc de Educação
e da Universidade Federal Fluminense - UFF, reúno grande
elenco em torno de uma pesquisa sobre as obras de Graciliano
Ramos, Portinari e João Cabral de Melo Neto, além
de uma homenagem especial a Mestre Vitalino.
República do Barro foi outra grande e importante produção
realizada no estado do Rio, e que tinha como material cenográfico
uma tonelada e meia de barro e um conjunto de mais de setecentas
esculturas produzidas por crianças de 8 a 11 anos,
todas alunas da Rede Municipal de Educação,
associadas a um elenco de 80 integrantes.
Em Belo Horizonte (MG) realizei, entre outros, “Floresta
Brasileira Nº 2 e 3” e uma nova versão de
“Quatro Estações”. Contando com
o apoio da Prefeitura – Biblioteca Pública do
Estado e do SERPRO/BH realiza no ginásio do SERPRO/BH.
Em Florianópolis, junto à Prefeitura, por meio
da Secretaria de Cultura Municipal e do Centro Integrado de
Cultura do Estado – CIC, reuni grande elenco em Villa
Lobos e as Iaras, inspirado nas obras que ganharam vida sob
a batuta de Villa Lobos e a escrita de Monteiro Lobato .
Na Inglaterra (Londres), realizei a Oficina de Artes Integradas
– Arte Em Processo sobre Folclore Brasileiro, em parceria
com o Consulado Brasileiro e o The Place – King´s
College.
De 1993 a 2006, realizei inúmeras Maratonas de Teatro
e Oficinas de Arte, no Brasil e no exterior.
Ao longo de toda minha trajetória, foi muito bom ter
podido contar com apoios da Prefeitura da Cidade do Rio de
Janeiro, das Prefeitura Municipais de Niterói, de Florianópolis
e de Belo Horizonte (por meio de suas Secretarias de Educação
e Cultura), das Universidades Federal Fluminense – UFF,
Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Federal de Minas
Gerais - UFMG e Federal de Santa Catarina-UFSC.
Igualmente, algumas outras Instituições (de
ensino como o Colégio São Vicente de Paulo,
o Centro Educacional de Niterói, o MaxNordal, o Colégio
Miraflores, o Instituto Lassalista) e de Cultura (Estação
Primeira de Mangueira - CERPRO/MG; SESC/RJ ; SESC/Niterói
; SESC/Madureira; SESC/Sete Lagoas; Museu Villa Lobos; Escolinha
de Arte do Brasil; Fundição Progresso; Circo
Voador; FUNARJ; Biblioteca Estadual de Minas Gerias; Sala
Multimeios/BH; Instituto Phelipe Pinel; The Place Dance School,
em Londres; Fundação São Martinho; CRIAA/UFF)
sempre acolheram de maneira generosa meus trabalhos e produções.
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