Sou
ator e diretor de teatro formado pelo Centro de Artes
Calouste Gulbenkian. Participei, em Niterói,
do Grupo Dois Pontos, dirigido por Leonardo Simões,
com os espetáculos “O Mistério
de Feiurinha”, do livro de Pedro Bandeira
(1988 e 2002),“Ou Isto Ou Aquilo”,
direção de Guilherme Guaral (1989) e “Bicho
de 7 Cabeças”, de Pedro Bandeira (1990).
Em Niterói, estreei no teatro com “Ensaio
com Roupa”, direção de Silvana
Lopes (1986), além de atuar em “O Tambor
e o Anjo”, texto e direção
de Anamaria Nunes (1987), “Pinóquio”,
texto e direção de Ricardo Sanfer (1988),
“Bar Valentim”, de Anamaria
Nunes
(1989), “Cataplum”, direção
de Marcelo Caridade (1990), “Tic Tac... Buum!”,
de Marcia Eltz e Leonardo Simões, direção
de Djalma Amaral (1992) e “Encontro de Machado
de Assis e Arthur Azevedo”, direção
de Leonardo Simões ( 2005/09).
No Rio, trabalhei em vários espetáculos,
entre eles, “Estranho Casal”, de
Neil Simon, com tradução de Gilberto Braga,
direção de Celso Nunes, e no elenco Carmo
Dalla Vecchia e Bel Kutner, entre outros (2010/2011);
“Cabaret Melinda”, direção
de José Possi Netto, com Sandra Pêra, Claudia
Mauro, entre outros (2008/2009); “O Baile”,
direção de José Possi Netto, com
Tássia Camargo, Carlinhos de Jesus, entre outros
(2007/2008); “Arlequim Servidor de Dois Patrões”,
direção de Luiz Arthur Nunes, com Camila
Pitanga, Marcos Breda e Carol Machado, entre outros (2003/04);
“A Maldição do Vale Negro”
, direção de Luiz Arthur Nunes, com
Camila Pitanga e Bruno Garcia, entre outros (2005).
Como integrante do Centro de Demolição e
Construção do Espetáculo fiz, sob
direção de Aderbal Freire-Filho, “Senhora
dos Afogados”, de Nélson Rodrigues (1994/95),
“O Tiro que Mudou a História” (1992/93)
e “Tiradentes – A Inconfidência
no Rio” (1992), as duas últimas de Aderbal
Freire-Filho e Carlos Eduardo Novaes.
Em teatro infantil, atuei em “Calendas de Primavera”,
texto e direção de Marcia Duvalle (1993)
e, pelo Núcleo de Teatro Para a Infância
e Juventude, sob direção de Dudu Sandroni,
de “A Inacreditável História de
Marco Pólo e Sua Exuberante Viagem ao Oriente”,
texto de Fátima Valença (1994/1998), “Ludi
na TV”, do livro de Luciana Sandroni (1996/1998)
e “Quem Segura Esse Bebê?”,
adaptação de As Desgraças de Uma
Criança, de Martins Penna, feita por Fátima
Valença (1997).
Com o diretor Dudu Sandroni trabalhei também em
“Quase Verdade”, de Tom Stoppard, tradução
de Roberto Athayde (2000), “Aladim”, de Fátima
Valença e Dudu Sandroni (2000) e “Ludi vai
à praia”, de Luciana Sandroni (2002/2004).
Como diretor, destaco os trabalhos “Em Busca
do Riso Perdido”, com o grupo Claurinas –
As Palhaças Bailarinas, e argumento de Alice Volpi
(2009), “Uma Rapunzel do Meio da Rua”,
de Carlos Fracho e Simone Bibian (2003), “João-sem-medo”,
texto de Anamaria Nunes ( 1998), “Bar Poesia”,
com poesias de Marcos França (1991) e “O
Mensageiro” (2004) e “Faz de Conta”
(2001), pela Dadaê Companhia de Teatro, autor e
diretor em conjunto com Carmen Frenzel.
Ao longo de minha carreira, recebi algumas indicações
e prêmios por atuações em teatro.
Entre elas: melhor texto, direção e 2º
melhor espetáculo com “Faz de Conta”
no X Festival de Teatro Infantil de e Campos dos
Goytacazes (2002); Indicação para os prêmios
Coca-Cola e Mambembe por “Calendas de Primavera”
(1993), e por “Ludi na TV" (1996);
Indicação ao Prêmio Mambembe por “Quem
Segura esse Bebê?” (1997); Prêmio
Cantareira, dado pela Prefeitura da cidade de Niterói
a artistas que se destacaram em 1997; Melhor ator coadjuvante
por “O Mistério de Feiurinha” no
III Festival Niteroiense de Teatro (1988); Melhor ator
por “Pelas Bandas da Vida” no II
Festival de Esquetes do Duerê (Niterói/RJ
- 1989); Indicação ao prêmio de melhor
ator coadjuvante por Feiurinha” “O Mistério
de Fiurinha” no II FINACER (Resende/RJ - 1990);
e indicação ao prêmio de melhor ator
por “Tic Tac ... Buum!”, no VII Festival
Internacional de Pelotas (Pelotas/RS - 1991). Selecionado
ao prêmio de melhor ator no Prêmio Coca-Cola
no Teatro com o espetáculo “As Viagens de
Gulliver” (1999).
Atualmente, curso Licenciatura em Teatro na UniRio.