Início
Projeto
História / Memória
Quem é quem
Fórum
Links
Espetáculos
Contato
 
 

Esta obra foi selecionada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet
 
 
 
 

 

 
:: Quem é quem » Atores» Raquel Venerabile
« voltar
 
 

Meu sonho sempre foi ser artista, desde muito cedo.. Filha única, só brincava comigo mesma, então tinha que ser divertida. Sempre tive um mundinho só meu, cheio de imitação. imitava “A Bela Adormecida” e personagens de novelas, sozinha no quarto, diante do espelho. Não brincava de Barbie, imitar personagens era minha brincadeira mais que preferida. Hoje, meu processo de criação é bem parecido, para não dizer igual.

Comecei a fazer curso de teatro em 1998, no grupo “Papel Crepon”, quando tinha 10 anos.

Meus professores foram Karina Gomes, Eduard Roessler e Lucia Cerrone.

Em 1999, fiz minha primeira peça profissional com o Grupo

“Papel Crepon’ a peça era “Aladdin” e o meu personagem era “A princesinha do Mercado”.

Desde então venho trabalhando com o grupo Papel Crepon, nas peças peças “Chapeuzinho Vermelho”O Flautista Mágico” “Soldadinho de Chumbo” “Peter Pan” “João e o pé de feijão” “Cinderela” “Romeu e Julieta” entre outras.

Também fiz peças com outros grupos de Niterói: “O Gato de Botas” e “O Patinho Feio” com Ricardo Silva e Roberto Muniz, “A Princesa e a Ervilha” com direção de Leandro da Mata e produção a Cia COOF,

Participei de diversas leituras dramatizadas no Theatro Municipal de Niterói e No Teatro Princesa Isabel, no Rio, como “Judas em Sábado de Aleluia”, texto: Martins Pena e direção de Antônio Carlos de Caz; “O sonho de Chiquinha Gonzaga”, texto: Lula Bastos e direção de Marco Razek; “A Resistência” texto: Maria Adelaide Amaral e direção de Lucia Cerrone; “O Baile dos Ladrões” direção: Willy Roessler

Em relação a um olhar político, minha opinião é que, por mais clichê que pareça, concordo que o teatro em Niterói não é valorizado como deveria. Deve-se ter consciência de que o “incentivo monetário” é primordial. Acho que, em primeiro lugar, o investimento na cultura, na arte e no teatro têm que vir do Estado e num segundo momento das empresas que tiverem interesse em incentivar tal causa, com um papel de apenas complementar o incentivo do Estado.

Uma espécie de organização dos atores de Niterói ou um fórum organizado e principalmente combativo é de suma importância para traçar metas, objetivos e pleitear direitos.

» Contatos
Telefones: (21)9616-6197 e 2613-1156
E-mail: raquelvenerabile@hotmail.com